O aeroporto tem capacidade para receber aeronaves do modelo 737, 757, 767 alem doa airbus A320 e A321
Está para ser iniciada, reformas no aeroporto, alargamento da pista de pousos e decolagens para 40 mestros de largura e aumento do prédio. o Pátio tem capacidade para receber 4 aviões de grande porte.
á operaram no aeroporto as companhias: Rio Sul, Nordeste, TAM, BRA, Pantanal e Transbrasil.
::::::::::HISTÓRIA:::::::::::
O Aeroporto Regional de Caxias do Sul - Hugo Cantergiani (CXJ/SBCX) é o mais movimentado do interior do estado do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Sul do País.
Em 1987, o Estado iniciou obras de instalação de instrumentos e ampliação da pista de pouso/decolagem de 1500 m para 2000 m, bem como do terminal de passageiros.
Essas obras tinham o objetivo de implantar linhas aéreas regulares ligando, diretamente, Caxias do Sul com São Paulo.
O primeiro vôo da linha aérea Caxias/São Paulo aconteceu em 18 de fevereiro de 1988 – primeira ligação aérea direta do interior do Rio Grande do Sul com uma capital de outro Estado brasileiro; a aeronave utilizada pela Rio Sul Serviços Aéreos Regionais foi a EMBRAER EMB – 120 Brasilia, pressurizada, com capacidade para 30 passageiros e velocidade de cruzeiro de 560km/h, numa altitude de operação de 9.000m.
Desde então a demanda de passageiros e carga não parou de crescer, atingindo seu pico em 2001 ano em que transportou 255.840 passageiros e de carga, em 2002, 469.519kg.
O aeroporto faz parte do sistema de aeroportos objeto de concessão federal ao estado do Rio Grande do Sul, administrado através do Departamento Aeroportuário da Secretaria dos Transportes.
O Município participa da gestão do Aeroporto, por meio de um Acordo de Gestão, integrando Comissão Paritária para a administração aeroportuária responsabilizando-se pela guarda e vigilância do sítio aeroportuário e pela gestão dos recursos humanos em serviço no Aeroporto.
É classificado no Plano Aeroviário do Estado do Rio Grande do Sul (PARGS), como Aeroporto Nacional, servindo mais de 34 municípios da região da Serra do Estado.
Atualmente, liga, diariamente, Caxias do Sul a São Paulo e Curitiba, através da Gol Linhas Aéreas operando aeronaves Boeing 737-300/700/800.
Apesar de porte internacional, não opera este tipo de vôo. Está colocado entre os 10 maiores aeroportos da região sul do país.